"O mundo tornou-se perigoso, porque os homens aprenderam a dominar a natureza antes de dominarem a si mesmos."
Albert Schweitzer



domingo, 12 de junho de 2011

Reutilização do lodo do esgoto

No Brasil um dos projetos mais importantes desenvolveu-se com o CONAMA (Câmara Técnica de Saúde, Saneamento Ambiental e Gestão de Resíduos do Conselho Nacional do Meio Ambiente), que com outras parcerias em conjunto, estabelece que o lodo deve ser reaproveitado na agricultura, contudo com responsabilidade e organização de pequenos grupos, para separação de atividades e meios de novos vínculos com regiões próximas e agricultores interessados, sempre motivando os mesmo a se preocupar com o meio ambiente. 
Então, após decreto de leis em que vigoram a obrigação do tratamento de esgotos pela prefeitura de cada município surge, então, outro problema: para onde levar todo o lodo acumulado no processo? Uma saída simples e boa seria o reaproveitamento desse lodo, rico em nutrientes orgânicos, utilizando-o na agricultura em favorecimento do solo. 
Apoiando-se na sustentabilidade, os lodos de esgoto são usados nas mais diversas plantações no Brasil como na de: cana-de-açúcar, café, milho e eucalipto. Ainda que seja pouco conhecida, essa ação é um forma econômica importante. Seria bom destacar que essa subtância orgânica também ajuda no combate de doenças de plantas, um impacto melhor ainda.


Projetos no Mundo

Nos EUA o projeto mais conhecido foi criado pela United States Environmental Protection Agency (USEP), que inserido em legislações federais utiliza o reaproveitamento do lodo de maneira prática, ecológica, sustentável e acima de tudo legalizado, movendo também vários outros projetos que melhoram a qualidade de vida. 

O Plano identifica cinco objetivos estratégicos para orientar o trabalho:
Meta 1: Tomar medidas sobre alterações climáticas e melhorar a qualidade do ar
Meta 2: Proteção de Águas da América
Meta 3: Limpar comunidades e promover o desenvolvimento sustentável
Meta 4: Garantir a segurança dos produtos químicos e prevenção da poluição
Meta 5: Aplicação de leis ambientais

Nenhum comentário:

Postar um comentário